Até já, verão. Olá, outono!

Posted on

Sabemos que uma nova estação está prestes a iniciar quando uma parafernália de modelitos se depara à nossa frente.

Num encontro entre amigas, duas delas podem levar sapatos fechados e outras sandálias. Na rua vemos gabardinas cruzarem-se com blusões de ganga e cardigans. Há vestidos que combinam alegremente com botas e t-shirts que se escondem por baixo de blazers, não vá o tempo abrir! E os padrões? Os vestidos, saias e túnicas do alto verão ainda querem sair e misturam-se sabe-Deus-com-quê!

E se isto é assim na rua, imaginemos agora no armário de cada uma de nós. Ora puxa inverno dali, ora arruma verão acolá. Tudo numa confusão que nos rouba tempo e não faz jus ao resultado que gostaríamos de apresentar. “Olha, hoje foi a  primeira coisa que me apareceu! Este tempo está uma chatice…”.

Então, algumas pessoas acham difícil ter e manter um armário de meia-estação. E para evitar stresses de última hora, há algumas dicas que nos podem ajudar a todas, para bem da nossa sanidade mental 😊

1 – Manter os básicos em alerta máximo

Mais do que nunca a mid-season é a hora deles brilharem. Venham t-shirts, blazers, a célebre camisa, o cardigan, o par de jeans em ganga escura, umas calças mais clássicas e fluídas, a gabardina ou trench-coat, o clássico vestido preto (ou branco ou de outro neutro qualquer) e o blusão de “cabedal”.

2 – Aprender as bases de um armário cápsula

Tem pano para mangas, literalmente. Mas um armário cápsula não é mais do que gerir um conjunto de opções em detrimento de outras que só vão atrapalhar a nossa vida. Por isso, se o ponto acima ainda não existe no teu armário, podes começar a “encapsular” por aí.

3 –  Padrões que fazem ou não sentido

Lindas misturas podem ocorrer entre padrões florais de verão e outras peças já com mood de outono-inverno. Queremos continuar a usar algumas peças da estação anterior, mas e agora combiná-las de forma complementar com a estação que se avizinha? Para quem quer arriscar um pouco e rentabilizar as outras peças, eis algumas dicas: há padrões de verão que ficam perfeitamente adaptados com um casaquinho, um cinto, e um sapato fechado. A cor destas peças pode integrar melhor o look na secção “outono”, se optarem por tons comuns da estação (castanhos, beges, azuis índigo, verdes escuros e secos, laranjas escuros, rosas velhos, bordeaux…). Não tenham receio de fazer as vossas experiências!

4 – Na hora de vestir usar a regra das camadas

É uma “regra” que permite muita flexibilidade, na verdade, já que na meia-estação podem fazer 4 estações num dia. Por isso começar com bases mais leves e complementar com um casaco ou camisola, para o caso do tempo ficar mais farrusco.

5 – Ter uma das partes mais arejada

Entenda-se por “partes”, a de cima e a de baixo, divididas pela linha da cintura. Simples! Então, esta técnica é a que uso muitas vezes e posso garantir que funciona. Por exemplo, vestir uma t-shirt para parte de cima e para baixo optar por umas calças. Ou o contrário: optar por um vestido ou saia e em cima ter uma camisola ou casaco mais quente. Isto vai permitir não termos demasiado frio nem demasiado calor e funciona muito bem por estes dias.

6 – Acessórios aliados

O lenço, que pode servir como cachecol ou xaile se estiver mais frio. E… uma mala grande para esta altura. Sim, pode ser uma aliada por estes dias, pois permite fazer take-away de um casaquinho de malha, de um trench, ou mesmo do próprio chapéu-de-chuva.

7 – O calçado diz tudo

É aqui que se destaca o maior devaneio. Ainda ontem andávamos de hawaianas e hoje já andamos de botas. É um grande fosso! E depois há pés que se ressentem e não é para menos. Vamos fazer o processo de forma gradual? Há chinelos, sandálias, sapatos peep-toe (aqueles que só mostram um dedinho), sabrinas, mocassins, ténis, oxford-shoes… tantas opções antes de encarcerarmos os nossos pés numas botas. Claro que, se for essa a vossa vontade, força, e sendo assim é optar por uma meia bem arejada para não “cozer” os pés nas alturas de maior calor.

Ainda com dúvidas sobre o que vestir neste outono? Partilha-as comigo!

SOFIA DEZOITO FONSECA
Consultora de Imagem e Fundadora do Healthy Project

Fotos: @pinterest

0 Comentários

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.