Editorial: suar pelos nossos objetivos

Posted on

Num tempo em que as imagens de corpos perfeitos e refeições saudáveis maravilhosamente apresentadas enchem o “feed” das nossas vidas, é difícil, por vezes, acreditarmos em mensagens e pessoas autênticas, que nos mostrem um percurso sério.

A Mafalda Sena é uma dessas pessoas, que nos faz acreditar que é possível. Tornou-se conhecida pela sua história de vida, que a levou a perder muitos quilos graças a muita dedicação e a um novo estilo de vida mais saudável, que tem vindo a partilhar no seu projeto Senasaudáveis.

Mas quantas de nós está disposta a dedicar 6 dias da semana à prática de exercício? Ou quem consegue conciliar uma alimentação saudável, com treino intenso e a vida profissional exigente dos nossos dias?

O que a Mafalda nos mostra é autenticidade e dedicação: há que suar pelo que queremos atingir. E, para uma motivação extra, de preferência em grande estilo.


A ideia deste editorial era ilustrar a tua dedicação ao exercício físico. É algo que fazes com paixão ou por obrigação?

Começou como obrigação, mas hoje em dia é, sem dúvida, uma paixão e o melhor vício que tenho! 

Em que medida o exercício físico influencia a tua vida?

O exercício faz parte do meu dia-a-dia e, normalmente, treino 6 dias por semana. A libertação de endorfinas faz-me sentir bem comigo mesma! O treino aumenta a minha autoestima, fortalece o meu sistema imunitário, combate o envelhecimento e ainda diminui os níveis de stresse. 


CHARM CROP TOP NA PERFF STUDIO
UPTOWN PANTS NA PERFF STUDIO


“O facto de querer motivar outras pessoas obriga a não desleixar-me”

É difícil conciliar a tua vida profissional, o Senasaudáveis e a prática de exercício ou são três pilares que não vivem uns sem os outros?

Não é fácil, devo confessar. Mas tenho conseguido fazer tudo nas 24 horas que tenho. Na minha vida profissional também tem impacto, pois obviamente se me sinto bem comigo mesma isso também se reflete nos bons resultados a nível profissional, na concentração, por exemplo. Já o Senasaudáveis e o exercício físico estão bem ligados, porque só o facto de querer motivar outras pessoas obriga a não desleixar-me.

READY TO ENJOY JACKET NA PERFF STUDIO
CHARM CROP TOP NA PERFF STUDIO
MOVE FAST LEGGINGS NA PERFF STUDIO

“A minha maior motivação é cuidar da minha saúde e não querer voltar a ser como era antes”

Qual a tua maior motivação? Também tens daqueles dias em que só te apetece ficar no sofá?

A minha maior motivação é cuidar da minha saúde e não querer voltar a ser como era antes. Tenho muito medo de ficar doente e, por isso, faço o que está ao meu alcance para que isso não aconteça. Claro que tenho esses dias em que não me apetece fazer nada, mas usufruo deles com a consciência de que já dei muito de mim nos outros dias em que estive mais ativa. Acho que sabe ainda melhor!

EUPHORIA VELVET JACKET NA PERFF STUDIO

O Senasaudáveis já vai fazer 2 anos. Fazias ideia de que ia ter este impacto na vida das pessoas?

Sim, já vai fazer 2 anos em maio e não fazia mesmo ideia que ia ter este impacto! Começou como uma “brincadeira”: partilhar aquilo que já partilhava com amigos e familiares, mas com pessoas desconhecidas.

“Acho que a fórmula é ser eu mesma. Mostrar que é possível conciliar a vida profissional, com exercício físico e a gestão de uma boa alimentação”

TOP LONG BLACK&WHITE NA AÇAÍ COM GRANOLA
LEGGINGS BELT BLACK&WHITE NA AÇAÍ COM GRANOLA

Qual é a fórmula por detrás do teu sucesso?

Acho que a fórmula é ser eu mesma. Mostrar que é possível conciliar a vida profissional, com exercício físico e a gestão de uma boa alimentação. E quando as pessoas vêem, percebem que podem também fazer o mesmo e é aí que se faz o “clique” da mudança. É aí que eu consigo influenciar, incentivando a fazerem o melhor por elas todos os dias.

Que planos tens para o Senasaudáveis? Para onde achas que pode crescer este projeto?

Sinceramente ainda não sei. Tenho várias ideias, mas muitos receios também. Aos poucos acho que vou concretizando pequenos sonhos, e o resto vou “cozinhando” na minha cabeça para um dia, quem sabe, arriscar! Ter um espaço meu, ter uma linha de produtos feitos por mim… são algumas ideias.

EXQUISITE LONG SLEEVE TOP NA PERFF STUDIO
MAXIMUM SPEED LEGGINGS NA PERFF STUDIO

Neste momento ainda exerces a tua profissão de arquiteta. Mas também tens várias marcas parceiras, dás workshops, tens os teus serviços. Achas que seria possível viver do Senas em exclusivo?

Sim, ainda exerço e gosto muito do que faço. Sinceramente não sei se seria possível viver só do Senas. Pelo menos, no panorama atual, seria impossível, mas se o projeto se expandir, é provável que sim. 

MY WAY LOOSER FIT TOP NA PERFF STUDIO
LEGGINGS BELT BLACK&WHITE NA AÇAÍ COM GRANOLA

Vemos muitas vezes nas redes sociais “influenciadores” que vivem ou aparentam viver dos seus projetos. Achas que é uma realidade fabricada ou que em alguns casos é mesmo possível viver desta forma?

Em alguns casos acho muito complicado, porque vejo que as pessoas não se reinventam e acabam por estagnar no tempo.

“Gosto muito de estar “perto” dos meus seguidores”

Existem muitos projetos nas redes sociais sobre alimentação saudável. O que distingue o Senasaudáveis de outras “cenas” que por aí andam? “

O facto de eu mostrar o meu dia-a-dia nos stories é um deles. Fica difícil “fabricar” uma realidade que não existe.  Eu mostro o que realmente faço todos os dias e respondo quase sempre a qualquer pergunta que me façam. Gosto muito de estar “perto” dos meus seguidores.

TOP SHORT FLAMINGO PARTY NA AÇÁI COM GRANOLA
LEGGINGS FIT FLAMINGO PARTY NA AÇAÍ COM GRANOLA

A tua história de vida e a tua motivação para perder peso são dois aspetos que caracterizam o teu percurso e servem de motivação a outras pessoas. Há muita gente a procurar-te nesse sentido? Qual a melhor forma de conseguir alcançar esse objetivo?

Sim, há muita gente que me contacta, e muitas vezes tenho que sugerir que procurem um profissional (nutricionista ou personal trainer), porque querem fazer exatamente aquilo que faço e em muitos casos isso não é viável. Nem todos os corpos reagem da mesma forma e o mais correto é obter um aconselhamento individual.

“Acho que se a roupa de treino nos faz sentir melhor e mais bonitas já é uma motivação extra para ir fazer exercício”

Nesta sessão utilizamos peças de marcas de desporto/fitness Made in Portugal, que foram sugeridas por ti. Que critérios devem cumprir as roupas que usas para treinar?

Escolhi duas marcas portuguesas porque acho que temos de apoiar as marcas nacionais e mostrar o que é feito, e bem feito, por nós. Para mim este tipo de peças devem ser confortáveis, acima de tudo! As leggings não podem ser de um tecido que facilmente se torna transparente, não podem escorregar na cintura… são pequenos detalhes, mas que fazem toda a diferença!

Hoje em dia a roupa de treino tem também um enorme sentido estético: não basta ser confortável ou transpirável, tem de ser trendy, atual e até um pouco ousada. Achas que a roupa neste nicho também pode ter uma mensagem motivacional?

Sem dúvida! Eu, por exemplo, sempre que tenho roupa de desporto nova para usar acho que até acordo antes do despertador tocar (risos)! Acho que se nos faz sentir melhor e mais bonitas já é uma motivação extra para ir fazer exercício.

“Tive de aprender a utilizar ingredientes mais leves, menos processados e com informação nutricional mais interessante”

A par do exercício físico, a alimentação é também fundamental para conquistares os teus objetivos. De onde veio a tua paixão pela cozinha?

Desde muito nova que gosto muito de cozinhar, mas cozinhava com ingredientes “tradicionais”. Tive de aprender a utilizar ingredientes mais leves, menos processados e com informação nutricional mais interessante. Quando me apercebi de que era possível cozinhar assim e continuar a ter pratos saborosos, nunca mais parei. 

“Sou a prova viva de que essas “dietas” e “regimes” muito radicais só funcionam num curto espaço de tempo”

A tua alimentação é muito “democrática”: comes um pouco de tudo, adaptas receitas tradicionais a pratos low-carb e não descuras a importância que uma sobremesa pode ter na vida das pessoas. Porquê esta abordagem no meio de tantas “dietas” e “regimes” mais radicais que surgem por aí?

Porque eu sou a prova viva de que essas “dietas” e “regimes” muito radicais só funcionam num curto espaço de tempo. Ter uma alimentação mais “democrática” ajuda a manter-me saudável para o resto da vida – assim o espero! Talvez chegue menos rápido a um objetivo especifico (menos gordura, mais tonificação, etc), mas tenho a certeza de que hei de lá chegar de uma forma saudável e sem passar fome, nem correr o risco de deitar tudo a perder.

Nesta altura do ano começam as preocupações para obter um corpo em forma a tempo do verão. Qual a tua opinião sobre esta realidade, que está muitas vezes relacionada com o culto da imagem, com a moda e com a pressão social?

Acho natural que nesta altura nos comecemos a preocupar um pouco mais com o corpo, visto que no verão ele também está mais exposto. Mas acho que as pessoas deviam ter essa preocupação durante todo o ano, até porque isso conduz a dietas mais radicais para conseguir resultados mais rápidos e isso não é benéfico para a saúde. Já quem tem cuidado o ano inteiro e nesta altura faz questão de perder um pouco mais de gordura, por exemplo, desde que essas preocupações não sejam extremistas, acho muito bem.

STYLING | SOFIA DEZOITO FONSECA (HEALTHY PROJECT)
FOTOGRAFIA | VANESSA SALVADO
MODELO | MAFALDA SENA (SENASAUDÁVEIS)
AGRADECIMENTOS | PERFF STUDIO | AÇAÍ COM GRANOLA

0 Comentários

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.