Fazer a mala – 5 Dicas para mulheres reais

Posted on

Fazer a mala de viagem é aquela tarefa hercúlea que pode dar cabo dos nervos a qualquer pessoa. Mas a expetativa de zarpar para as férias ou para um fim-de-semana solarengo dá-nos alento para começar a empacotar à maluca. Eu já fui essa pessoa de me sentar em cima de uma mala para a fechar, só porque tinha dúvidas sobre o que me ia apetecer vestir quando chegasse ao destino.

O que vou vestir à noite? E se está frio? E um par de sapatos fechados, também tem de ir, não? E se chove? E t-shirts? Têm de ser várias por causa da transpiração. Roupa interior também.

É certo que ainda luto com algumas dificuldades, está-me no sangue ter essas dúvidas existenciais. O que vou vestir à noite? E se está frio? E um par de sapatos fechados, também tem de ir, não? E se chove? E t-shirts? Têm de ser várias por causa da transpiração. Roupa interior também. E ando nisto até me lembrar que também preciso de um pijama e de um necessaire que leve máscaras para o cabelo, champôs, amaciadores, óleos hidratantes, protetores solares, maquilhagem, creme corporal, escovas, medicamentos, ufa! Eu sei lá!

Uma canseira mesmo – e isto já era assim ainda antes de ser mãe! Claro que não podia viver assim muitos mais anos. Foi mesmo quando me comecei a dedicar mais à consultoria de imagem que me consegui disciplinar um pouco. Ainda tenho dúvidas, claro, mas dou por mim a optar por soluções práticas, como levar um casaco à cintura ou fazer de uma t-shirt larga o meu pijama de férias.

Para 7 dias podes levar, por exemplo: 4 t-shirts, 2 pares de calções, 3 vestidos, 1 camisola, 1 casaco, 1 par de calças, 2 fatos-de-banho/biquínis.

Algumas dicas que podem então ajudar:

1 – Ser prática: começar logo por aí. Ir de férias é fugir à rotina, certo? Então vamos descomplicar a nossa vida durante esse período. Roupa prática também pode ser uma ótima escolha para uma versão “arranjadinha”, se bem conjugada com acessórios que possam trazer um tom mais cuidado.

2 – Fazer contas: ou seja, levar em proporção com os dias que vamos passar fora. Se são 7 dias NÃO precisamos de 10 t-shirts, 5 pares de calças, 2 casacos, etc. Para esse período de férias podes levar, por exemplo: 4 t-shirts, 2 pares de calções, 3 vestidos, 1 camisola, 1 casaco, 1 par de calças, 2 fatos-de-banho/biquínis. E isto já é uma lista simpática e perfeitamente possível!

3 – Visualizar: antes de fazer a mala propriamente dita, experimenta começar a organizar tudo em cima da cama ou de uma mesa. Esta dica ajuda muito mesmo, porque é ao visualizar tudo o que queres levar que vais ter a capacidade de autocrítica. Vais coordenar as coisas e mais facilmente te vais questionar sobre a necessidade de levar isto ou aquilo.

4 – Guardar espaço: no regresso a mala parece que fica mais pequena! O cuidado a fazer a mala na volta não é o mesmo e a roupa suja pode acumular mais espaço. Por isso, guarda um bocadinho de espaço para esse pormenor, mais tarde vais dar valor. Ninguém merece ter um ataque de nervos mesmo no fim das férias.

5 – Cair na real: as dicas que vejo habitualmente mostram malas bonitas e bem arrumadas, mas gostava de perguntar onde vão os sapatos e os cremes, secadores, escovas, champôs, e por aí fora. Já desisti de conseguir que essas coisas coabitem na minha mala de viagem, por isso tenho um necessaire que encaixa depois no topo da mala e, caso não consiga enfiar os sapatos na mala, levo-os num saco de pano e já está.

Algumas inspirações

Infelizmente não sou adepta daquelas dicas que sugerem que as peças que usamos durante o dia devem transitar para a noite – lamento, eventualmente, desiludir-vos. Realmente é prático e pode ajudar a resolver a arte de fazer uma mala de férias. Mas usar a camisa da praia à noite? Usar os calções de andar na areia mais tarde? Desculpem, mas não sou fã. Sim, roupa é roupa. Mas prefiro ter apenas duas mudas para a praia e três ou quatro versões mais versáteis.

O mais importante a reter: menos tempo a fazer malas e mais tempo a desfrutar das merecidas férias. Aproveitem!

SOFIA DEZOITO FONSECA
Consultora de Imagem e Fundadora do Healthy Project

0 Comentários

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.