Moda e consciência

Posted on

São cada vez mais as marcas que têm uma preocupação em respeitar a origem dos materiais, promover a reciclagem das roupas ou apresentar coleções amigas do ambiente. A preocupação nasceu da parte dos consumidores e até as grandes marcas de fast fashion fazem questão de apresentar coleções mais conscientes.

No fundo, todos nós podemos contribuir de forma muito fácil, sem por em causa aquilo de que mais gostamos.

ALGUMA DICAS:
  • Procurar lojas em segunda-mão – aquilo que já não serve a algumas pessoas pode ganhar uma nova vida. Procura, faz adaptações e conjuga com opções que já tenhas. Ficarás com peças únicas que mais ninguém terá.
  • Procurar peças em segunda mão nos armários da mãe, da avó, da tia – é um dos exercícios mais divertidos de sempre! Experimenta fazer essa pesquisa e verás que vão surgir peças fantásticas, únicas e cheias de “estórias” para contar!
  • Fazer compras no nosso próprio armário – vamos ser sinceras: quantos pares de sapatos da mesma cor ou do mesmo estilo precisamos? Porque vamos comprar um casaco do mesmo corte, uma camisa da mesma cor ou mais uns jeans se já temos um montão de roupa em casa? Valerá mesmo a pena? Questiona-te sempre e procura criar novos conjuntos a partir do que já tens.
  • Comprar os tecidos e criar as próprias peças – existem tecidos tão bonitos! E muitos deles já são de materiais ecológicos e podem fazer peças únicas e verdadeiramente impressionantes. Inspira-te em cortes que gostes e manda fazer à medida (a não ser que sejas uma pessoa muito prendada e consiga fazer por ti mesmo)
  • Reciclar as peças que tens ou fazer uma doação – não as deites no lixo! Elas podem ter uma nova vida e ainda serem úteis nas mãos de alguém. Existem vários pontos de doação e reciclagem de roupa, procura-os perto de ti! Em alternativa, porque não organizar um mercadinho privado para amigos e familiares? Juntem as roupas que já não querem e façam uma venda!
  • A comprar novo, procura saber mais – investiga marcas locais, de origem nacional ou marcas com preocupações ecológicas. Acrescenta valor ao teu guarda-roupa e faz um consumo mais consciente!

Algumas INSPIRAÇÕES para escolhas mais conscientes:

1 – Mala RECLUSA – a marca surgiu em 2010 e é um projeto pioneiro em Portugal. Todas as peças desta marca são feitas à mão por reclusas ou ex-reclusas e todo o valor da venda destes artigos reverte 100% para a sua re-integração na sociedade. Sabe mais sobre o projeto aqui.

2 – Vestido preto em renda HM – feito com polyester reciclado, este vestido faz parte da linha CONSCIOUS da marca.

3 – Camisa branca em algodão orgânico NAZ – a marca é portuguesa e defende uma abordagem sustentável. Esta camisa branca é um básico obrigatório em qualquer guarda-roupa.

4 – Botins NAE – esta marca portuguesa aposta numa filosofia vegan, em materiais duráveis e de boa qualidade. Estes botins, por exemplo, são feitos em microfibra ecológica e são resistentes à água.

5 – Calções curtos CHANGE – mais uma marca portuguesa que tem como objetivo dar uma nova vida a peças já existentes. Através da customização, a marca cria marcas únicas e irreverentes.

6 – Escola de costura MARIA MODISTA – para quem quer aprender a fazer as suas próprias roupas e acessórios. Experimenta um workshop para começar!

Por qual destas opções conscientes e inspiradoras vais começar? 🙂

0 Comentários

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.